Na sessão desta segunda-feira (19 de maio), os vereadores presentes aprovaram o Projeto de Lei nº 06/2025, de autoria do Vereador Airton Ferreira, que determina a denominação da “Linha Zini”, que tem o marco inicial junto ao trevo de acesso à Penitenciária Federal, onde familiares de Cristiano, também estiveram presentes na sessão.
A denominação “Linha Zini”, se dá em homenagem a Cristiano Zini, que é considerado por muitos como um dos pioneiros do município e também do cultivo da uva na cidade nos anos 60.
QUEM FOI CRISTIANO ZINI
Segundo filho de Antonio Zini e Regina Guizani Zini, dentre 6 irmãos, nasceu no Rio Grande do Sul, em Águas de Rondinha distrito do Município de Sarandi, no dia 29 de julho de 1932, onde viveu até seus 18 anos.
Então mudou-se para o município de Pato Branco no estado do Paraná, onde casou-se com Santina Zini, e teve duas filhas, uma delas falecida aos 5 anos.
Em 1961, em busca de mais terras para cultivar mudou-se para Catanduvas, onde teve mais uma filha.
Residiu na linha a ser nomeada desde sua chegada no município, onde trabalhava na agricultura e foi um dos pioneiros no cultivo de uvas na cidade.
Cristiano ficou viúvo no dia 29 de dezembro de 2012, e veio a falecer no dia 08 de maio de 2014.
Imagens