Na Sessão Ordinária do dia 31 de março de 2025 foi proposto pelo Vereador Milton Kultz e o Vereador Airton Ferreira, a
MOÇÃO DE APLAUSOS E RECONHECIMENTO ao Senhor ORIDES FONGARO, pelos relevantes trabalhos prestados ao Município de Catanduvas.
Orides Fongaro, natural de Capinzal/SC, nascido em dois de setembro de 1946. Filho de Antonio Fongaro e de Regina Fongaro é casado com Orotides de Souza Fongaro com quem tem cinco filhos: Luciana Aparecida, Nilton Cesar, Volmir Pedro, Alessandra e Sérgio. Avô de seis netos: Sheila, Charles Eduardo, Gustavo, Maria Eduarda, Bruno e Giorgia. E uma bisneta: Carolina.
Com raízes na agricultura; desde os 08 anos de idade Orides Fongaro já ajudava seus pais na lavoura. Casou-se aos 22 anos e passou a morar na Vila Santa Cruz (sua base eleitoral), cidade de Catanduvas em meados de 1968 quando iniciou, em regime familiar, trabalhos de marcenaria, sem perder o vínculo com a agricultura. Atuou como marceneiro na empresa Fongaro e Filhos em Três Barras do Paraná. Tornou-se sócio em um posto de combustível na localidade de Foz do Chopim, na época distrito de Dois vizinhos/Pr. Retornando para a Vila Santa Cruz em torno de 1975, onde reside até hoje.
Determinado e convicto de que muito poderia fazer para contribuir com o município de Catanduvas; ingressou na vida pública em 1988, candidatando-se pelo PMDB ao cargo de vereador e foi eleito com 323 votos para o seu primeiro mandato na gestão 89/92.
Em 1992 candidatou-se a vice-prefeito pelo PST partido social trabalhista, sendo vitorioso juntamente com o prefeito eleito Antônio Rossani para gestão 93/96. ocupando o cargo de secretário de viação e obras no ano de 1996.
Nas eleições do ano de 2000 novamente candidatou-se ao cargo de vereador pelo PSDB, sendo o segundo mais votado do pleito com 321 votos para gestão 2001/2004.
Candidato a vereador em 2016, foi eleito suplente de vereador pelo PSC. E assumiu a chefia de viação e obras no ano 2017/2018. Posteriormente, por motivos de saúde, viu-se obrigado a afastar-se da função.
Contribuiu e muito com o município de Catanduvas, enquanto vereador e vice-prefeito, porém, também na condição de cidadão; foi intermediário e grande responsável por diversas ações e obras importantes em Catanduvas, destacando-se por sua firme atuação e, seu comprometido com o povo catanduvense. Merece destaque, sua participação: Na realização de terraplanagens custo zero para agricultores (suinocultores e avicultores), construção de pontes, bueiros e açudes, instalação de poço artesiano água comunitária (inclusive ajudando voluntariamente na escavação de valetas para a instalação d'água), compra de terreno do campo de futebol suíço, construção de salas de aula e reforma do Colégio Thomas Pereira dos Santos, centro comunitário e posto de saúde na comunidade Santa Cruz onde muito atuou no transportando voluntário de pacientes com seu carro particular e no transporte de pessoas para o INSS, a fim de benefícios previdenciários. Tendo nascido duas crianças dentro do seu veículo a caminho do hospital.
Participou da diretoria da Capela Cristo Rei, foi presidente da APMF do Colégio Thomas Pereira dos Santos e da Água Comunitária Poço Artesiano de Santa Cruz.
Permaneceu sempre a disposição e dando assistência ao seu povo, mesmo sem estar ocupando cargo público. Ainda que aposentado e tendo enfrentado complicações em sua saúde cardíaca, continua firme e com disposição, auxiliando em muitos momentos seu filho Nilton na marcenaria da família na comunidade Vila Santa Cruz.
Imagens